jeudi, novembre 30, 2006

RALACAO, FERIAS CHEGANDO E VIDINHA BOA...

Essa historia de estudar (D)ireito tah me fazendo bem e mal ao mesmo tempo: o tempo q jah era escarço foi quase que completamente deletado; mas, por outro lado, meus neuronios estao muito felizes com o retorno aa "produtividade" depois de 1 ano de "farniente" (mesmo q o farniente nao passe de um mero eufemismo ).

De qq forma, a época de férias tah chegando, e nao vejo a hora de aterrissar na terrinha amada. A ocasiao se torna ainda mais especial pela companhia que eu terei nas 4 semanas em q fico no cerrado brasiliense.

No mais, a vida aqui na Suiça nas ultimas semanas resolveu entrar numa onda tranquila. Tudo se encaixando pouco a pouco, planos se desenhando, objetivos sendo alcançados, relacionamento se consolidando a cada dia q passa, e as experiências, que mesmo depois de 4 anos por aqui nao me poupam do aprendizado diario. Em outras épocas, em momentos tao propicios a novidades e realizaçoes, eu me perguntaria o que fazer pra que as preocupaçoes constantes nao se dissipassem. Mas acho q finalmente cansei desse tipo de estimulo: prq nao aproveitar a calmaria e procurar estimulos menos angustiantes pra colocar a maquina pra funcionar? Voilà, resolvi acreditar q esta calmaria reinante vai durar um tempo. Prq nao aceitar a vidinha boa depois de 1 ano de tormentas, significaria o masoquismo por essência. Simbora. A bola tah rolando.

***************

Mas soh pra nao perder o habito da reclamaçao: administraçao publica nao muda, mesmo quando a gente se encontra num pais dito de "primeiro mundo". Essa é uma das poucas semelhanças entre o Brasil e a Suiça. Eh incrivel como este tipo de institutiçao consegue ser tao ineficiente tanto num quanto no outro.

Acho q as autoridades do cantao de Vaud (ou seja, do "estado" onde eu moro nesse pais) dessa vez bateram todos os recordes possiveis pra renovaçao de uma "permissao de estadia" (explicando: é como o "visto" que permite a permanência em solo suiço de uma estudante gringa de origem nao-européia como eu): até agora, sao 9 meses de espera!!! E ainda tah rolando... acho q soh vou receber meu novo "permis de séjour" daqui a mais ou menos uns 3 meses, prq nesse ano, jah me disseram que nao sai... O chato disso é q na hora de voltar pra cah, depois das minhas férias no Brasil, tenho de passar 20 horas plantada na frente dos agentes do controle de passaporte explicando prq eu nao estou em possessao do meu "permis". E bota bla-bla-bla-bla. Pelo menos chego em Genebra, e nao em Zurique, o que jah significa menos pestanas queimadas, como diria meu pai.

Aucun commentaire: