jeudi, janvier 10, 2008

TRABALHAR MENOS, GANHAR MENOS & VIVER MELHOR



Lendo meu jornal de todo dia, me deparei com um comentario sobre a matéria de capa da ediçao especial de um outro jornal que aparece uma vez por semana, o Courrier International que me intrigou um tanto: travailler moins pour gagner moins et vivre mieux (infelizmente o acesso é reservado a assinantes). Em tempos de "workaholics" e de presidentes hiperativos (Sarkozy), uma expressao criada ainda nos anos 80, a "simplicidade voluntaria" ("simplicité volontaire" ou, em inglês, "downshifiting") significa reduzir a carga de trabalho para se viver melhor. E tal comportamento nao significa necessariamente pauperizaçao ou ir contra o materialismo comum a nossa época, mas sim uma forma de consumir de forma mais responsavel, de forma a respeitar um pouco mais o meio-ambiente e a poder se permitir mais lazer e consequentemente mais prazer.

Daih eu fiquei pensando aqui com meus botoezinhos que desde que me instalei na Suiça, ha pouco mais de 5 anos, de certa forma essa "filosofia" começou a me influenciar, mesmo que inconscientemente. Tudo bem que continuo no meu status de "eterna estudante" desde que cheguei aqui, mas tendo vindo pra cah estudar e sozinha, tive de me manter, pagar aluguel, comer, reservar o dinheirinho pras cervejas e vinhos de fim-de-semana, e etc, mas mesmo nao tendo tido empregos muito "desafiadores", que demandassem um esforço monumental do meu cérebro, depois dos dois primeiros anos aqui, eu percebo que eu comecei a me dar ao luxo de trabalhar menos pra poder descansar mais, jah q conciliar trabalho e vida universitaria aqui é por vezes ainda mais dificil que no Brasil, jah q estudar regularmente (ou seja, ler as 50 paginas recomendadas pelo professor antes da aula e depois sair da aula e ir pra biblioteca passar pelo menos umas duas ou três horinhas revendo o q vc acabou de ouvir) tem uma importância diferente do que a gente tah geralmente acostumado no Brasil (claro, sem levarmos em conta as exceçoes). Me lembro que no meu ultimo emprego, onde me atribuiram até um pouco mais de responsabilidade e me fizeram finalmente usar um pouco do meu cérebro, simplesmente recusei a oferta de aumentar minhas horas de trabalho prq claro, ainda tenho de priorizar os estudos (mesmo se ainda assim seria compativel com minha carga horaria de estudos) mas soh de pensar que eu teria soh os sabados e domingos pra descansar melhor e me divertir um pouco mais (o que era super comum qdo eu ainda estava no Brasil) me fez nao aceitar a proposta.

Percebo que hj durmo muito mais horas que costumava dormir quando eu ainda morava no Brasil, por exemplo; viajo muito mais; "I take my time" pra realmente apreciar o sabor e a consistência de cada ingrediente no meu prato; etc.

Tudo isso me fez concluir que sim, de repente me tornei um "tiquinho" menos capitalista (no sentido de consumo desenfreado, de querer sempre mais e mais) e que, com um pouquinho menos de ambiçao (isso nao significa que nao aspiro a um bom emprego - sim, soh nao quero mais morrer de trabalhar), a gente encontra tempo pra ganhar o pao e aproveitar do pao, o que é de certa forma um privilégio. Mas infelizmente, esse é "quase" que um privilégio de pais europeu ou de primeiro mundo, prq eu sei que morando no Brasil, a equaçao: trabalhar menos + ganhar menos = viver melhor é reservada pra uma porcentagem reduzidissima da populaçao, que precisa na verdade: trabalhar mais + ganhar quase nada a mais = pra sobreviver.

7 commentaires:

Unknown a dit…

Bom Dia,

Meu nome é Anelise, também vivo em Genebra e sempre que tenho um tempo passo aqui p dar uma espiadinha.
Nunca te deixei recado, mas como uma das minhas novas resoluções para 2008 manda (experimentar o novo)hoje é dia de mudanças.
Boa sorte nos estudos e no casamento.

Até a próxima...

Mauricio Meurer a dit…

Ola,
Me chamo Mauricio, vivo em Lyon (pertinho...). Acabo de conhecer o seu blog.
Também tenho um blog, caso queira conhecer, acesse http://neuronionervoso.blogspot.com
Estou pensando em visitar Genebra em breve. O que devo conhecer por ai ?
Um abraço !

Ana a dit…

oi Anelise! obrigada pelas suas visitas!!! e por ter deixado um comentario tbm. gostei muito de te ver aplicando sua resoluçao de ano novo jah aqui no meu blog. :-) volte sempre q vc tiver um tempinho (ainda mais com esse tempo cinza e chuvoso... :-)). beijinhos, e inté!

Anonyme a dit…

Eu acho que é por causa da idade. Depois do meu piripaque, resolvi que só quero qualidade de vida. Não importa o quanto eu ganhe, vou trabalhar menos e viver mais porque a vida é só uma mesmo.

Unknown a dit…

Acho que é possivel sim no Brasil, trabalhar menos, ganhar menos e ter mais qualidade de vida. É mais ou menos isto o que acontece comigo, sou professor, ganho pouco, trabalho muito (só falta se estressar menos)e procurar ter qualidade de vida, eu chego lá! huahuahau Tenho um blog tb, www.blogdobibico.blogspot.com, um abraco!

Lya Lins a dit…

É, amiga! Não sei se isso é privilégio da Europa não. É claro que aqui as coisas são mto mais difíceis, mas também é possível... Bom, pelo menos eu espero que seja, senão eu tô ferrada... hahaha!
Vale lembrar também que uma outra saída é trabalhar bastante, sim, mas com aquilo que nos dá prazer... Já que temos que passar a > parte do tempo no trabalho, é o mínimo que podemos fazer, certo? Difícil é começar a pensar assim... Geralmente vc precisa de um piripaquezinho qq pra ficha cair.

Bjos e saudades. Volta logo.

Lya

ps.: Não sei se vou conseguir publicar esse comment pq nem sei o que significa mot de passe (imagino q seja senha, mas vai saber... rs).

Lya Lins a dit…

E não é que era (senha)??? Sabe TUDO de francês... Rs.